Era noite do dia 9 de novembro de 1989, quando o governo da Alemanha Oriental avisou para a população que não havia mais a proibição de sair do país.

Timo Werner comemora gol do RB Leipzig, time de maior sucesso que fica na antiga Alemanha Oriental - Foto: EFE/EPA/FILIP SINGER. DYNAMO BERLIN, O DECACAMPEÃO SEGUIDO QUE ESTÁ NA QUARTA DIVISÃO. Maior campeão do Campeonato da Alemanha Oriental, com 10 títulos seguidos, o Dynamo Berlin hoje está na quarta divisão.

Os 10 títulos nacionais em sequência, algumas com arbitragens comprovadamente corruptas que manipulavam resultados, sempre contaram com o apoio da Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.

Perto da zona de rebaixamento, o time que ficava na parte oriental da capital alemã durante o período da Cortina de Ferro, tem três vitórias e um empate em 10 jogos.

Durante o período da Guerra Fria, o Union viu o maior rival, Dynamo, ser o principal clube da sua metade da cidade, ajudado com o patrocínio da Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.

O fato de ser um clube que não tem as mesmas raízes populares que outros, o RB Leipzig também bastante criticado por ser um time voltado apenas ao marketing e que tem no poderio financeiro o único mérito.

Com grandes jogadores como Timo Werner e também os brasileiros Matheus Cunha e Luan Cândido, o time que conta com um dos maiores aportes financeiros em uma antiga cidade comunista quem tem o maior sucesso entre os times das cidades da antiga Alemanha Oriental.

Este artigo foi resumido em 81%

Originalmente Publicado: 8 de Novembro de 2019 às 21:21

Fonte: Globo