De acordo com o documento que pode ser visto aqui, a ideia da empresa japonesa seria utilizar uma inteligência artificial que identificaria determinadas situações nos jogos e, aproveitando o desempenho de outros jogadores e dados coletados anteriormente, nos sugeriria dicas, estratégias e truques, além de nos indicar itens que poderiam facilitar a progressão.

Em determinado trecho da patente da Sony até possível vermos a ilustração abaixo, onde temos um esboço da cena em que Kratos e o seu filho Atreus encontram a serpente Jörmungandr no God of War, que foi lançado em 2018.

A ideia também fala sobre “Pedir acesso a uma loja virtual que permite ao jogador escolher recursos para usar enquanto joga” e aí que a coisa começa a ficar perigosa.

O problema que embora o documento cite a possibilidade das ajudas acontecerem gratuitamente, ele também fala claramente sobre termos que pagar para acessarmos essas dicas ou itens que poderiam facilitar a jogatina, algo como um pay-to-win para jogos de apenas um jogador.

Surgindo como uma possível maneira da Sony lucrar com microtransações mesmo em jogos single-player, eu até acho que o recurso poderia ser uma forma interessante de ajudar os jogadores, sistema que por sinal o Google pretende implementar no Stadia, mas a partir do momento em que temos dinheiro envolvido, como não desconfiar?

Será que isso não acabará fazendo com que os jogos ganhem artificialmente um aumento nos seus níveis de dificuldade, só para nos forçar a gastar com essas microtransações? Imagine por exemplo chegar a um chefe e descobrir que a arma pela qual você tanto lutou para conseguir fraca demais e que para ter acesso a uma melhor, terá que digitar os números do seu cartão de crédito? Na melhor das hipóteses teremos uma quebra absurda na imersão no momento em que a sugestão de dica pipocar na tela.

bem verdade que de certa forma isso já pode ser visto em títulos que impõem valores virtuais muitos altos em personagens ou itens, fazendo assim com que ou a pessoa tenha que dedicar muitas e muitas horas ao game, ou tenha que abrir a carteira para encurtar o caminho.

Este artigo foi resumido em 46%

Originalmente Publicado: 13 de Fevereiro de 2020 às 10:05

Fonte: Meiobit.com