O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse neste sábado que o lockdown, o bloqueio total da circulação, pode vir a ser necessário em algum momento em determinadas regiões do país.

“Não existe quarentena horizontal, não existe vertical, não existe nada. Existe necessidade de arbitrar num determinado tempo qual o grau de retenção que uma sociedade deve fazer. O lockdown, que parada absoluta total, ela pode vir a ser necessária, em algum momento, em alguma cidade. O que não existe 1 lockdown, 1 fechamento de todo o território nacional, ao mesmo desarticulado. Isso 1 desastre que vai causar muito problema para nós da saúde”, disse, em entrevista a jornalistas.

Todos os Estados registraram casos da doença e 10 apresentaram óbitos: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.ISOLAMENTO REDUZ ACIDENTES. Luiz Henrique Mandetta afirma que a restrição de circulação de pessoas, com as medidas de isolamento, tem reduzido no número de acidentes de trânsito no país, responsáveis por traumas graves e que faz com que as pessoas necessitam de leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Mandetta negou informação que circula nas redes sociais que diz que ele teria a covid-19.

“Assim que eu testar positivo, pode ter certeza que eu vou vir aqui. Tudo que for de notícias mais duras serão dadas aqui por mim”, disse.

“Nós vamos fazer na semana que vem uma grande parceria público-privada. Sem custo. Só pelo preço de custo. Aqui eu agradeço a Dasa, que 1 grande conglomerado de laboratórios. Eles colhem o sangue em todos os Estados e levam para uma central em São Paulo, processam aquele exame e colocam nos computadores da ponta. Essa será a 1ª grande parceria com 1 conjunto de máquinas do poder público”, disse.

Luiz Henrique Mandetta pediu cuidado a infectologistas e epidemiologistas que têm divulgados números sobre o como pode ser o impacto da covid-19 no Brasil.

Este artigo foi resumido em 70%

Originalmente Publicado: 29 de Março de 2020 às 00:35

Fonte: Poder360.com.br