O número oficial de mortes atribuídas ao coronavírus que você vê todo dia nos noticiários o do total de pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 que vieram a óbito.

Por fim, a sobrecarga imposta pelo Sars-CoV-2 ao sistema de saúde pode provocar mortes por falta de assistência básica ou por medo de ir ao hospital, o que também não computado nas contas dos governos.

Como a quantidade de ataques cardíacos tende a ser constante entre os anos, essa redução indica que menos gente com infarto está chegando aos hospitais - seja por falta de ambulância ou leitos, seja por receio de ir para um ambiente onde o risco de infecção por coronavírus maior.

Para ter ideia, um cálculo feito pelo jornal Financial Times estima que o número de mortes pode ser 60% maior do que o reportado oficialmente.

Confira, a seguir, as ponderações de Lotufo sobre esse cálculo que estima o excesso de mortes por semana.

Ele pode afetar o coração, causar trombose, que leva a AVC, insuficiência renal A revista Science, em um editorial, disse que o vírus atacava da ponta do cabelo ao dedão do pé. uma hipérbole, mas mostra que há um impacto muito maior.

Eu posso dizer que, para São Paulo, você teria que multiplicar o número de mortes confirmadas por 1,7 para chegar ao dado real.

Este artigo foi resumido em 88%

Originalmente Publicado: 1 de Maio de 2020 às 18:17

Fonte: Abril.com.br