Na reunião ministerial de 22 de abril que teve a gravação divulgada nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro revelou ter um “Sistema particular” de informações que, segundo ele, funciona, e reclamou que o sistema oficial “Desinforma”.

“Sistemas de informações: o meu funciona. O meu particular funciona. Os ofi… que tem oficialmente, desinforma. E voltando ao … ao tema: prefiro não ter informação do que ser desinformado por sistema de informações que eu tenho”, disse o presidente.

Quer que o recorte seja dos trechos que tratam da atuação da Polícia Federal, da “Segurança”, do Ministério da Justiça, da Agência Brasileira de Inteligência e da alegada falta de informações de inteligência das agências públicas.

Até o momento, o presidente insiste que as queixas que fez, ameaçando até demitir ministro, se referiam segurança dele, da família e de amigos no Rio de Janeiro e tentativa frustrada de substituir pessoas do setor.

24 de abril, manhã: Sergio Moro se demite do cargo de Ministro da Justiça e diz que Jair Bolsonaro interferiu na PF ao demitir o então diretor-geral do órgão, Maurício Valeixo, e insistir na troca do comando da PF no Rio de Janeiro.

24 de abril, tarde: Jair Bolsonaro faz pronunciamento cercado pela maioria de seus ministros e diz que Moro propôs aceitar demissão de diretor da PF se fosse indicado ministro do STF. O presidente nega interferência mas diz que pedia a Moro, e nunca obteve, um relatório diário das atividades da PF para poder tomar decisões de governo.

6 de maio: AGU vai ao STF para tentar rever decisão que mandou entregar vídeo de reunião citada por Moro.9 de maio: PGR pede acesso integra do vídeo de reunião entre Bolsonaro e Moro.14 de maio: divulgada a íntegra da troca de mensagens entre Moro e Zambelli; deputada diz a Moro que Bolsonaro “Vai cair se o sr. sai”'.14 de maio: AGU pede ao STF que libere somente as falas do presidente Jair Bolsonaro; defesa de Moro alega que a petição omite trechos relevantes para a compreensão correta da fala do presidente, e reforça pedido para publicar vídeo na íntegra.

Este artigo foi resumido em 79%

Originalmente Publicado: 22 de Maio de 2020 às 19:07

Fonte: Globo