A relação com a Receita Federal não termina aí. Depois de enviada a sua declaração, importante acompanhar regularmente como anda o processo da declaração.

Malha fina o cruzamento de dados que a Receita realiza entre as informações que você enviou na declaração, e o seu próprio banco de dados.

Se você preencheu algum valor incorretamente, mesmo que omitiu alguma informação importante, bem provável que sua declaração terá problemas, podendo cair na malha fina.

Então, se ficar sabendo antes dessas pendências, terá mais tempo para conferir as informações e enviar uma retificação da sua declaração, correta sem erros e evitando as multas cobradas ao cair na malha fina.

Como saber se a sua declaração caiu na malha fina?

Observe que nesse mesmo menu aparece logo abaixo a opção “Pendências de malha”, onde possível saber se a última declaração ou as anteriores foram parar na malha fina.

Assim que clicar no “Extrato do processamento” e no ano da declaração, na tela verá os principais valores declarados, como rendimentos tributáveis, imposto pago, deduções, o cálculo do imposto devido e o resultado, se há imposto a pagar ou a restituir.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 29 de Junho de 2020 às 18:38

Fonte: Jornalcontabil.com.br