O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2020 encerra hoje, às 23h59.

Mas, e se não for possível reunir todas a informações necessárias para preencher a declaração até o fim do prazo? Especialistas orientam que, nesse caso, melhor enviá-la incompleta para evitar o pagamento de multa por atraso, e depois fazer a declaração retificadora para incluir os dados que faltam.

Quando a entrega da declaração feita sem todos os dados, não significa que o contribuinte irá automaticamente para a malha fina.

Se decidir enviar a declaração incompleta, procure ao menos entregar a declaração com as informações mais próximas da realidade, principalmente em relação aos rendimentos tributáveis e despesas dedutíveis, para escolher o modelo da declaração corretamente.

Após o fim prazo de entrega, não mais possível mudar o modelo, de completo para simplificado ou vice-versa, o que pode fazer você pagar mais imposto ou ter uma restituição menor.

Não se esqueça que o prazo de pagamento do imposto vence junto com o prazo de entrega da declaração, em 30 de junho.

Mesmo que você entregue o documento no prazo, mas não pague todo o imposto, a multa incidirá sobre a diferença de imposto que não foi paga no prazo.

Este artigo foi resumido em 64%

Originalmente Publicado: 30 de Junho de 2020 às 14:24

Fonte: Contabeis.com.br