BRASÍLIA - Indicado para suceder Rubem Novas no comando do Banco do Brasil, o executivo André Brandão - hoje no HSBC - ainda precisará passar por um rito antes de assumir o novo cargo.

Segundo o analista de bancos da Austin Ratings, Luis Miguel Santacreu, o mais comum que essa exigência parta de instituições públicas.

Quarentena muito mais para setor público, em que pode haver o uso da informação pública e casos de conflito de interesse.

No setor privado, uma questão ética não compartilhar informações, até para você continuar com o bom relacionamento no mercado - afirma Santacreu, que acompanha o setor.

A partir daí, entra em cena o Comitê de Remuneração e Elegibilidade, que verifica que o candidato cumpre as requisitos para fazer parte da diretoria.

O colegiado avalia ainda se o candidato não se enquadra nas proibições previstas na Lei de Estatais, que impede, entre outros pontos, a nomeação de pessoas que trabalharam em campanhas eleitorais nos últimos 36 meses ou fazem parte da diretoria de sindicatos.

Na sequência, o BB, que tem ações em Bolsa, deve publicar um fato relevante - documento usado para comunicar investidores sobre decisões de companhais abertas.

Este artigo foi resumido em 70%

Originalmente Publicado: 1 de Agosto de 2020 às 17:18

Fonte: Globo