Em um dia já difícil para a moeda brasileira, que contrariava a maior parte dos pares e se desvalorizava ante o dólar, a fala do parlamentar, para quem a base governista que está obstruindo a pauta de votações na Casa e cobrou maior empenho do Executivo na votação de reformas, ajudou a cimentar uma maior busca por proteção por parte de investidores.

Na chegada Câmara, Maia disse que a base governista obstrui as votações por conta do impasse na formação da Comissão Mista de Orçamento e disse esperar que as votações das reformas econômicas tenham “Mais interesse” por parte do Executivo.

O parlamentar disse ainda que só faz sentido votar o Orçamento depois da PEC Emergencial, com regras para corte de despesas e que, para isso, precisa cancelar o recesso de janeiro.

As declarações do presidente da Câmara trazem de volta ao foco dos mercados a questão fiscal e o cronograma exíguo de votação, temas que foram colocados em banho-maria por decisão do presidente Jair Bolsonaro até o fim das eleições.

“O risco de verdade para o real uma espiral negativa do risco fiscal que, em último caso, obrigaria o Banco Central a agir na ponta curta dos juros para estabilizar a moeda. Embora acreditemos que o mercado de câmbio precifique um evento do tipo, o mercado de juros parece fazê-lo em alguma medida”, diz o banco canadense em relatório.

Para o Société Générale, a combinação de juros reais negativos por ainda bastante tempo, a falta de impulso para reformas e o risco de que as trajetórias fiscal e de dívida permaneçam negativas devem manter o real sob pressão nos próximos trimestres.

“No front externo, uma segunda onda da covid-19 pode minar a recuperação global e comprometer a recuperação dos preços de commodities, ao passo que uma eleição contestada nos Estados Unidos pode elevar a aversão ao risco global. Finalmente, qualquer deterioração adicional das relações entre Estados Unidos e China afetaria negativamente o apetite por ativos brasileiros”, diz o SocGen. O banco francês trabalha com uma projeção de dólar a R$ 5,80 no fim de 2020 e chegando a R$ 6,00 no terceiro trimestre de 2021.

Este artigo foi resumido em 39%

Originalmente Publicado: 27 de Outubro de 2020 às 17:42

Fonte: Globo