O que são essas variantes? Todos os vírus sofrem mutações, ou seja, se modificam quando se replicam.

Vários estudos científicos, baseados principalmente em análises de modelos e ainda não avaliados por outros especialistas de acordo com o protocolo científico, concluem que a variante britânica muito mais transmissível, o que confirma a avaliação inicial do grupo de pesquisadores NERVTAG, que assessora o governo britânico e que estimou a diferença entre +50% e +70%. Desta maneira, segundo os cálculos da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a variante britânica seria entre 50-74% mais contagiosa.

Para o Imperial College de Londres, que analisou milhares de genomas do vírus Sars-CoV-2, a capacidade de contágio entre 50-75% maior e a taxa de reprodução de entre 0,4 e 0,7 maior que o vírus habitual.

Uma variante do Sars-CoV-2 que fosse “50% mais transmissível representaria um problema maior que uma variante 50% mais mortal”, disse no Twitter o epidemiologista britânico Adam Kucharski, com base em uma evidência estatística: com uma taxa de reprodução de 1,1, uma taxa de mortalidade de 0,8% e 10.000 pessoas infectadas, em um mês haveria 129 mortes.

O estudo da LSHTM estima, portanto, que as medidas tomadas em novembro durante o confinamento no Reino Unido não seriam eficazes para controlar a epidemia, a “Menos que escolas, faculdades e universidades também fossem fechadas”.

“Por enquanto, não possuímos informações suficientes para dizer” que essas variantes representam “Um risco para a eficácia das vacinas”, estima o ECDC. No entanto, com os dados disponíveis, “Os especialistas acreditam que as vacinas atuais serão eficazes contra essas cepas”, declarou na quarta-feira Henry Walke, do Centro de Prevenção e Combate às Doenças dos Estados Unidos.

Alguns testes PCR também podem apontar a presença da variante britânica para seguir posteriormente ao sequenciamento da amostra, de acordo com o epidemiologista Arnaud Fontanet, membro do conselho científico que assessora o governo francês.

Este artigo foi resumido em 65%

Originalmente Publicado: 4 de Janeiro de 2021 às 15:34

Fonte: Uol.com.br