O deputado estadual Fernando Cury conseguiu nesta quarta-feira uma liminar na Justiça de Brasília para suspender o processo disciplinar interno que corre contra ele no partido.

Neste domingo, o Conselho de Ética do Cidadania recomendou ao diretório nacional a expulsão de Cury do partido e considerou que o episódio de importunação sexual na Alesp foi “Desrespeitoso, afrontoso e deve ser combatido”.

A juíza também disse que a representação feita contra Cury no conselho de ética foi genérica, afirmando apenas que se trata de “Fatos nacionalmente conhecidos” e que o texto cita o vídeo, mas não descreve a conduta dele que caracterizou o assédio, impedindo o parlamentar de se defender dos fatos.

O saber do parecer favorável ao afastamento dele no Conselho de Ética do Cidadania no domingo, Fernando Cury disse que não tem “dúvidas de estar sendo submetido a um julgamento ilegal, sumário e de exceção, que viola o Código de Ética do próprio partido e a Constituição Federal.”

Os membros do conselho decidiram na terça-feira que o caso de importunação sexual contra o deputado estadual Fernando Cury só será analisado pelo colegiado em fevereiro, após o fim do recesso parlamentar dos deputados.

“O caso que a gente vive não isolado. A gente vê a violência política e institucional contra as mulheres o tempo todo. O que dá direito de alguém encostar numa parte íntima do meu corpo? Meu peito íntimo. o meu corpo. Eu estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, afirmou Isa Penna.

“Meu comportamento com a deputada Isa Penna o comportamento que tenho com cada um dos deputados aqui. Com os colegas deputados, as colegas deputadas, com os assessores e com as assessoras, com a Polícia Militar femininas aqui. De cumprimentar, de abraçar, de beijar, de estar junto. A minha chefe de gabinete uma mulher. Eu tenho assessoras mulheres aqui, no escritório em Botucatu. Quantas câmeras tem aqui na Assembleia Legislativa? Estava na frente do presidente. Pelo amor de Deus. Eu não fiz nada disso. Não fiz nada de errado. O que eu fiz foi abraçar.”

Este artigo foi resumido em 68%

Originalmente Publicado: 13 de Janeiro de 2021 às 17:30

Fonte: Globo