RIO - O sucesso do lançamento da missão ‘Inspiration4’, que levou quatro turistas orbita da Terra, confirma o que especialistas do setor já davam como certo: a Space X, empresa do bilionário Elon Musk lidera a corrida espacial na disputa com a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Virgin Galactic, de Richard Branson.

Lançada na noite desta quarta-feira, a missão ‘Inspiration4’ atingiu 585 quilômetros de altitude - dez a mais do que o projetado pela empresa e um recorde para a cápsula -, ficando bem mais distante da Terra que a Estação Espacial Internacional, a aproximadamente 408km de altitude.

Eles vão ficar lá brincando, fazendo o que planejaram fazer, vendo o espaço por meio da cúpula que foi instalada.

Por isso, os especialistas dizem que o voo da Space-X mais arriscado e ambicioso.

Tem que desacelerar de 27.500km por hora para algo menor que 100 km por hora e, quando abrir o paraquedas, a velocidade vai reduzir para 10km por hora ou menos.

Os quatro tripulantes do ‘Inspiration4’ estão a bordo da cápsula New Dragon Resilience, que fica acoplada ao foguete reutilizável Falcon 9, da empresa de Elon Musk.

Ba bagagem do foguete da SpaceX embarcaram um ukelele, uma cerveja e até capa da revista americana Time que serão leiloados para ajudar um hospital de câncer.

Este artigo foi resumido em 78%

Originalmente Publicado: 16 de Setembro de 2021 às 13:02

Fonte: Globo