A Coreia do Norte disparou um míssil balístico ainda não identificado a partir de um submarino, informaram nesta terça-feira as Forças Armadas da Coreia do Sul.

O lançamento ocorre no momento em que os chefes de inteligência dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão se reúnem em Seul para discutir o impasse com a Coreia do Norte.

“Nossos militares detectaram um míssil balístico de curto alcance não identificado, que suspeitamos ser um SLBM”, disseram os chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul em comunicado.

Pessoas assistem a notícia sobre o lançamento de um míssil da Coreia do Norte, com imagens de arquivo, em uma estação de trem em Seul, capital da Coreia do Sul, em 19 de outubro de 2021 - Foto: Lee Jin-man/AP. “Nossos militares estão monitorando de perto a situação e mantendo a postura de prontidão, em estreita cooperação com os Estados Unidos, para se preparar para possíveis lançamentos adicionais”.

A última vez que a Coreia do Norte testou um SLBM foi em outubro de 2019, segundo a agência de notícias Associated Press.

O país enfrenta sanções internacionais por seus programas de armas nucleares e balísticas, o que fez a ONU alertar para o risco de fome da população mais vulnerável.

O governo americano condenou o lançamento desta terça e exigiu que a Coreia do Norte “Abstenha-se de qualquer outra ação desestabilizadora”.

Este artigo foi resumido em 36%

Originalmente Publicado: 19 de Outubro de 2021 às 01:31

Fonte: Globo