A primeira pesquisa eleitoral do instituto Ipespe de 2022 traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem o presidente Jair Bolsonaro, com 24%, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro, com 9%, e por Ciro Gomes, que ficou com 7%.O Ipespe testou ainda um segundo cenário, em que o nome de Sergio Moro ficou de fora da disputa e o senador Alessandro Vieira foi incluído.

Nesse caso, o ex-presidente Lula repetiu os 44%, seguido por Bolsonaro, com 25%, e Ciro Gomes, com 9%.Já nas simulações de segundo turno, o levantamento mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria em todos os cenários testados.

Veja abaixo todos os números das pesquisa eleitoral do Ipespe.

O índice de confiança de 95,5%.Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitoraisA Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Este artigo foi resumido em 49%

Originalmente Publicado: 14 de Janeiro de 2022 às 12:44

Fonte: Gazetadopovo.com.br