Após os primeiros relatos de um teste de míssil hipersônico realizado em segredo, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA confirmou que realizou o segundo teste de voo bem-sucedido do Hypersonic Air-breathing Weapon Concept.

Trabalhando com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, Lockheed Martin e Aerojet Rocketdyne, a DARPA testou o míssil em velocidades superiores a Mach 5 e altitudes superiores a 65.000 pés.

O teste do conceito HAWC, que até agora obteve um sucesso significativamente maior do que o míssil hipersônico AGM-183A Air-Launched Rapid Response Weapon, aumentou a compreensão das operações no regime de voo de alta velocidade, disse a DARPA. HAWC soars!

Embora a DARPA não tenha especificado quando o teste ocorreu, uma reportagem da CNN disse que o evento ocorreu em meados de março, mas não foi anunciado publicamente imediatamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Este o segundo voo bem sucedido no programa HAWC da DARPA. Em setembro passado, uma configuração de veículo diferente de outra equipe contratada também alcançou o voo hipersônico.

“Este teste de voo do HAWC da Lockheed Martin demonstrou com sucesso um segundo projeto que permitirá que nossos combatentes selecionem competitivamente as capacidades certas para dominar o campo de batalha”, disse Andrew “Tippy” Knoedler, gerente do programa HAWC no Escritório de Tecnologia Tática da DARPA. “Essas conquistas aumentam o nível de maturidade técnica para a transição do HAWC para um programa de compra pelo serviço.”

“Ainda estamos analisando os dados dos testes de voo, mas estamos confiantes de que forneceremos Força Aérea e Marinha dos EUA excelentes opções para diversificar a tecnologia disponível para suas futuras missões”, disse Knoedler.

Este artigo foi resumido em 37%

Originalmente Publicado: 5 de Abril de 2022 às 19:39

Fonte: Cavok.com.br