Anúncio vem um dia após país nórdico informar que vai ingressa na Otan; operadora elétrica finlandesa disse que ’estava preparada para isso e não será difícil'.

A Rússia anunciou nesta sexta-feira, 13, que vai suspender o fornecimento de eletricidade Finlândia a partir de sábado, 14.

“Somos forçados a suspender a importação de eletricidade a partir de 14 de maio”, informou a operadora RAO Nordic, uma filial do grupo estatal russo InterRAO, com sede em Helsinque.

A decisão da Finlândia fez com que aumentasse a tensão bilateral, já que os russos ameaçaram o país em abril, alegando que haveria resposta caso eles continuassem com essa intensão de ingressas na aliança.

“Esta uma situação excepcional, sem precedentes nos 20 anos da nossa história”, acrescentou o grupo, que espera que a situação se resolva “Em breve” e que o abastecimento seja retomado.

A operadora da rede elétrica finlandesa, Fingrid, garantiu que pode prescindir das importações de eletricidade da Rússia.

“Estávamos preparados para isso e não será difícil. possível gerenciar com um pouco mais de importações de Suécia e Noruega”, disse Timo Kaukonen, responsável de operações da Fingrid.

Este artigo foi resumido em 18%

Originalmente Publicado: 13 de Maio de 2022 às 17:43

Fonte: Jovempan.com.br