Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados na terça-feira, apontam que das 30 cidades com mais mortes violentas no país, cinco estão na Bahia.

A capital baiana, segundo o levantamento, a segunda que mais registrou mortes violentas em 2021, com taxa de 55,6.

A presença do tráfico de drogas reconhecida em todas as regiões do país, mas o que faz diferença nos índices de violência a forma com que o estado resolve lidar com esse problema.

“Políticas de seguranças efetivas baseadas em ciência foram implantadas em outros estados, o que fez com que vários deles viessem reduzindo homicídios há algum tempo. Lamentavelmente, a Bahia ficou para trás. Os últimos governos apostaram na política do enfrentamento e da retórica bélica, que equivocada e só gera mais violência”, defende o pesquisador.

O estado que mais reduziu o número de homicídios foi o Acre.

Bahia ocupa o quinto lugar em mortes por policiaisNa lista que possui todos os estados e o Distrito Federal, a Bahia figura em quinto lugar no ranking de letalidade em decorrência de ações policiais em 2021.

O que diz a SSPEm nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia contestou os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e informou que a média de mortes dos últimos três anos não ultrapassou dois casos mensais.

Este artigo foi resumido em 90%

Originalmente Publicado: 29 de Junho de 2022 às 05:15

Fonte: Correio24horas.com.br