Projeções da eleição na Itália divulgadas neste domingo -madrugada de segunda-feira no horário local) apontam que a coalizão de direita formada pelo partido pós-fascista Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, a Liga de Matteo Salvini e Forza Italia do magnata Silvio Berlusconi - deve sair vencedora das eleições nacionais.

Já ma projeção da YouTrend para a distribuição dos assentos na Câmara dos Deputados e no Senado italianos aponta que a coalizão de direita deve conseguir eleger 236 deputados do total de 400, e 117 senadores do total de 200.

Silvio Berlusconi, Giorgia Meloni e Matteo Salvini em Roma - Foto: Alessandro Bianchi/REUTERS. O Partido Democrata, maior partido de centro-esquerda do país, reconheceu a derrota antes do resultado final e afirmou que será a maior força de oposição dentro do próximo parlamento.

Também ocorre no momento em que a terceira maior economia da União Europeia, uma das mais endividadas, tenta lidar com a disparada dos preços da energia, as taxas de juros crescentes e as consequências da invasão russa da Ucrânia.

Nas pesquisas de intenção feitas antes da eleição, a coalizão de direita - formada pelo partido pós-fascista Irmãos da Itália de Giorgia Meloni, a Liga de Matteo Salvini e Forza Italia do magnata Silvio Berlusconi - liderava todas as pesquisas, com cerca de 45 a 47% das intenções de voto, contra 22% da coalizão de esquerda - liderada pelo Partido Democrata.

Seus principais aliados na Europa são o partido de extrema direita espanhol Vox e o conservador e nacionalista polonês Lei e Justiça, que junto com o FDI fazem parte da bancada dos Conservadores e Reformistas Europeus no Parlamento Europeu.

Fundos da UE. Equipe médica observa paciente em UTI para doentes com Covid-19 no Instituto de Cardiologia Clínica em Roma, na Itália, em 30 de dezembro de 2021 - Foto: Alberto Pizzoli/AFP. Devido pandemia e crise econômica, a Itália foi o país que mais se beneficiou do plano de recuperação europeu, com um pacote de cerca de 200 bilhões de euros para financiar projetos e estimular o crescimento.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 25 de Setembro de 2022 às 18:05

Fonte: Globo