Atualmente, a adição obrigatória de biodiesel no combustível fóssil está em 10%, abaixo do percentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis - que previa índice de 15% a partir de março deste ano.

Em entrevista, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que cada ponto percentual elevado representa um impacto de um centavo no preço do litro do diesel.

Portanto, segundo o ministro, em abril deste ano, o impacto será de dois centavos, já que o percentual de biodiesel no diesel saltará dos atuais 10% para 12%. Percentual do biodiesel no diesel será elevado até 15% em 2026, decide CNPE - Foto: Gabriel Bastos/A7 Press/Estadão Conteúdo.

“Todos os estudos técnicos foram feitos no sentido de que o aumento até B15 um aumento que já em vários países do mundo, ele já tem seu uso pacificado.”

Segundo a CNT, o biodiesel usado no Brasil diminui a eficiência energética dos motores de ônibus e caminhões, o que aumenta o consumo de combustível.

A CNT ganhou o apoio de entidades que representam fabricantes de veículos automotores e de máquinas, além de distribuidoras de combustíveis e da associação que representa o transporte coletivo urbano por ônibus.

Dizem, ainda, que o uso do biodiesel “Reduz as emissões de particulados, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, demonstrando em farta base documental que o biodiesel reduz a poluição atmosférica e benéfico ao meio ambiente”.

Este artigo foi resumido em 66%

Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 13:13

Fonte: g1.globo.com