As forças de segurança prenderam 310 pessoas nesta quinta-feira na França durante os protestos que explodiram depois que o governo decidiu adotar a impopular reforma da Previdência sem o voto dos deputados, anunciaram as autoridades.
Latas de lixo, deixadas sem coleta devido a greves de coletores de lixo, foram incendiadas em Paris noite durante manifestações pacíficas envolvendo vários milhares de pessoas.
Em Paris, a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes reunidos na ‘Place de la Concorde’, próxima da Assembleia Nacional, após a decisão do governo.
Protestante segura sinalizador na mão durante manifestação em Paris em 16 de março de 2023 - Foto: Lewis Joly/AP. O governo afirmou que até 10.000 pessoas foram para as manifestações no local e 258 foram detidas.
Mais de oito em cada dez pessoas estão insatisfeitas com a decisão do governo de pular uma votação no parlamento, e 65% querem que greves e protestos continuem, mostrou uma pesquisa da Toluna Harris Interactive para a rádio RTL. A decisão do governo de usar o polêmico artigo 49.3 da Constituição para adotar o aumento da idade de aposentadoria de 62 a 64 anos sem submeter a medida ao voto dos deputados, pelo medo de perder a votação, alimentou os protestos nesta quinta-feira.
Grupo de manifestantes se organizam ao lado de uma parede com os dizeres “49.3 não, 49.3 não” em 16 de março de 2023 - Foto: Thomas Padilla/AP. Na manhã desta sexta-feira, quase 200 manifestantes bloquearam o anel viário de Paris por meia hora, observou um jornalista da AFP. O governo está sob pressão e aguarda o resultado do voto de desconfiança anunciado contra o Executivo da primeira-ministra Élisabeth Borne.
Deputados de esquerda seguram cartazes e cantam a Marselhesa, hino nacional francês, enquanto a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, chega para fazer um discurso sobre o projeto de reforma das pensões na Assembleia Nacional em Paris, França, em 16 de março de 2023 - Foto: REUTERS/Pascal Rossignol.
Este artigo foi resumido em 36%
Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 06:52
Fonte: g1.globo.com