O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou nesta sexta-feira um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o emprego das Forças Armadas em uma operação de garantia da lei e da ordem no Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte enfrenta uma onda de violência desde o início desta semana.

“Na qualidade de presidente do Senado e do Congresso Nacional, e tomando como razões de decidir elementos trazidos pelo ilustre senador da República do Estado do Rio Grande do Norte, dadas as circunstâncias do caso concreto e a urgência do momento, formulo o pedido de envio das Forças Armadas, a fim de garantir a lei e ordem daquela unidade federativa”.

Em nota, o presidente do Senado disse reconhecer o “Notável empenho das forças de segurança do estado e Nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República”.

“Neste momento, não vejo razão pra instauração de uma GLO. Acho que isso um mecanismo constitucional que está disposição do ordenamento jurídico brasileiro e quando necessário e se necessário, eventualmente, pode ser utilizado. Não me parece ser o caso aqui do Rio Grande do Norte.”

No requerimento que pediu a atuação de Pacheco para solicitar o emprego das Forças Armadas no estado, Styvenson Valentim afirmou que os cidadãos potiguares têm sido “Aterrorizados com ações violentas contra o patrimônio público e privado, com a finalidade de pressionar o Poder Executivo estadual a realizar ações ou omissões de interesse da facção criminosa”.

“Requer-se que a Presidência do Senado requeira Presidência da República a decretação da GLO no estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de se restaurar a ordem pública e se preservar a incolumidade das pessoas e do patrimônio público e privado, enquanto os órgãos estaduais de segurança pública se mostrarem insuficientes”, apontou o senador.

Este artigo foi resumido em 36%

Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 17:07

Fonte: g1.globo.com