O Conselho Nacional de Política Energética aprovou nesta sexta-feira, 17, o aumento gradual do porcentual de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de petróleo.
Já no mês de abril o porcentual deve aumentar de 10% para 12%. A medida faz parte do cronograma de aumento gradual da mistura dos combustíveis, que deve ocorrer até 2026.
Ao término da reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o preço do combustível deve subir R$ 0,02 por litro.
“Fizemos estudos técnicos profundos para evitar que tivesse um impacto econômico muito grave no preço do diesel”, declarou o ministro.
Atualmente, a adição obrigatória de biodiesel no combustível tradicional está em 10%, abaixo do porcentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis.
De acordo com Silveira, a mudança naturalmente gera aumento no preço do combustível, mas o cronograma de aumento gradual na mistura pode ser revisto, caso necessário.
O governo também justifica a mudança na quantidade da mistura, pois o biodiesel mais sustentável que o diesel e menos poluente.
Este artigo foi resumido em 28%
Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 21:02
Fonte: revistaoeste.com