O objetivo discutir a decisão do CNPS da última segunda-feira, que cortou o teto do consignado de 2,14% para 1,70% ao mês.
Estimativas feitas pelo setor financeiro mostram que, ao oferecer empréstimos consignados para aposentados e pensionistas com taxa de juros de 1,70% ao mês, os bancos teriam uma rentabilidade negativa de 0,23% nas operações.
“Verifica-se que, estranhamente, essas instituições praticam taxas no crédito consignado para servidores públicos inferiores às do crédito consignado para beneficiários do INSS”, indica a nota.
“Ambas as clientelas possuem estabilidade na renda, ou seja, o credor tem segurança de que vai receber o seu crédito, mas as taxas são significativamente diferentes.”
O estudo usa como referência para a avaliação dos juros do crédito consignado a variação do INPC -indicador que mede as variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com menor rendimento.
“Se os bancos querem, de fato, trazer luz esse debate, precisam apresentar números que levem em consideração o que remuneração dos correspondentes bancários, que ficam com parcela do que o volume da taxa de juros”, afirma.
“Não há necessidade de a gente rediscutir através da chantagem que os bancos estão fazendo.”
Este artigo foi resumido em 74%
Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 21:19
Fonte: www1.folha.uol.com.br