Durante os três dias de operação, os trabalhadores foram encontrados em diferentes locais, como nas lavouras em que atuavam e nos alojamentos.
repórter Letícia Brito, da TV Anhanguera, o auditor-fiscal do trabalho Roberto Mendes explicou que esses trabalhadores foram “Arregimentados de forma regular” no nordeste do país, mas transportados de forma clandestina a Goiás.
Uma das empresas em que esses trabalhadores atuavam de forma “Terceirizada”, a usina BP Bunge Bioenergia, disse TV Anhanguera que tomou conhecimento da situação irregular em Edéia recentemente, que repudia e não compactua com situações que exponham o trabalhador a condições degradantes.
O auditor do Ministério do Trabalho ainda informou que esses trabalhadores, ao chegarem em Goiás, viviam em 30 alojamentos, em condições precárias, de modo que não existia nem chuveiro, fazendo com que os trabalhadores precisassem tomar banho em água fria que caía de um cano.
O Ministério do Trabalho ainda explicou que, após serem comunicados dos fatos e da irregularidade das terceirizações, as empresas assumiram a responsabilidade pelos trabalhadores resgatados e concordaram em realizar os pagamentos das verbas rescisórias e de indenizações por danos morais.
A Polícia Federal, que acompanhou a operação do MTE, instaurou um inquérito policial para apurar a prática do crime de submissão de trabalhadores a condições análogas de escravo contra os responsáveis pelo ilícito.
“A empresa SS se viu impossibilitada de suscitar questões importantes para o deslinde do devido processo legal, tal como o direito ao contraditório e a ampla defesa, todavia, assim que soube da operação, se colocou disposição para colaborar com as investigações e resguardar todos os direitos dos trabalhadores. A empresa vem informar que todos os fatos alegados serão devidamente esclarecidos no bojo dos processos administrativos e judiciais e que aguarda o desenrolar da operação declarada, para prestar demais esclarecimentos para imprensa e a sociedade.”
Este artigo foi resumido em 61%
Originalmente Publicado: 17 de Março de 2023 às 20:15
Fonte: g1.globo.com