O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará na 5ª feira um pacote de incentivos para a produção de carros nacionais sustentáveis.
A retomada da produção de carros a preços populares deverá ficar para um 2º momento, pois o governo ainda precisa estruturar junto às montadoras medidas que auxiliem no barateamento deste tipo de produto.
Algumas das ideias estudadas são a redução nos impostos embutidos na compra desses carros, como o IPI, e o uso de parte do FGTS. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já disse ser radicalmente contra o uso do fundo para a compra de veículos.
Na 1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, realizada em 4 de maio, Lula criticou o atual patamar de preços de carros no país.
A partir de então, o governo intensificou a articulação para montar um programa de redução desses valores.
Mas o governo federal já negocia com montadoras, como a chinesa BYD, incentivos pontuais para o desenvolvimento de parques fabris.
Pela manhã, Lula se reuniu com Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir as propostas para o setor.
Este artigo foi resumido em 42%
Originalmente Publicado: 24 de Maio de 2023 às 18:10
Fonte: www.poder360.com.br