O presidente Lula nomeou os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques para o TSE - deixando de fora as duas candidatas mulheres que integravam a lista apresentada pelo STF ao Planalto.
Quem são os nomeados para o TSE. André Ramos Tavares: hoje ministro substituto do TSE, ele será “Promovido” a titular.
A lista definida pelo Supremo e entregue a Lula incluía Daniela Borges e Edilene Lobo - que também tiveram 10 votos, como Floriano de Azevedo e André Ramos Tavares.
Edilene advogada próxima de alas do PT, e se tivesse sido escolhida, seria a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra no TSE. Os novos nomeados vão ocupar as vagas para ministro titular na categoria dos juristas, reservadas a advogados.
As alegações finais foram apresentadas em abril, mas o TSE aguarda a posse dos novos ministros para pautar o processo.
Em novembro, o ministro Benedito Gonçalves deixará o TSE e passará a relatoria das ações contra Bolsonaro a Raul Araújo, ministro que historicamente proferiu votos a favor do ex-presidente.
Araújo poderia segurar os recursos de Bolsonaro para serem discutidos quando a composição do TSE fosse alterada - em 2026, Nunes Marques e André Mendonça, do STF, serão o presidente e o vice-presidente da Corte.
Este artigo foi resumido em 69%
Originalmente Publicado: 24 de Maio de 2023 às 16:11
Fonte: noticias.uol.com.br