com essa reflexão que o especialista em neurologia cognitiva e do comportamento e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Fabiano Moulin, convida as pessoas, com diabetes e sem, a refletir sobre um dos aspectos mais negligenciados das doenças crônicas: a saúde mental.
importante entender que toda decisão humana tanto racional quanto emocional, e esse um dos vários motivos pelos quais o diabetes pode ter um peso e uma sobrecarga emocional que vai ter impacto no cuidado e na evolução da doença”, afirma o Fabiano Moulin.
Tom Bueno, que trabalhou durante 15 anos como repórter e apresentador de TV e se destacou frente de grandes emissoras, diz que já foi alvo de discriminação.
Com o objetivo de ampliar o acesso informação de qualidade, promovendo mais alívio e qualidade de vida para as pessoas com a condição, a Roche criou o portal Tipo Você, que disponibiliza conteúdos informativos de acordo com o tipo de diabetes e o momento da jornada de cada um.
Em linha com a campanha do Dia Mundial do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes deste ano, que ressalta importância da saúde mental para as pessoas com a condição, a Roche promoveu um evento em seu escritório na zona sul de São Paulo, no dia 31 de outubro, em que pacientes, médicos e especialistas falaram sobre os desafios visíveis e invisíveis do diabetes.
“Nossa missão trabalhar para levar mais alívio e qualidade de vida para as pessoas com diabetes, tanto pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras quanto ao fomentar o acesso educação e informação de qualidade sobre a condição”, afirma Ana Tuñón, presidente da Roche Diabetes Care Brasil.
“Falar de saúde mental falar sobre o bem-estar das pessoas com diabetes e suas redes de apoio, sendo realista sobre os seus desafios, mas otimista sobre o seu futuro”, reforça a executiva.
Este artigo foi resumido em 65%
Originalmente Publicado: 13 de Novembro de 2023 às 17:36
Fonte: www.em.com.br