“Controlar o açúcar no sangue medida essencial para as pessoas que possuem a doença. Por isso, o tratamento e acompanhamento médicos são fundamentais. Adicionalmente, a doença pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regulares, redução do consumo de sal, açúcar e gordura, entre outras medidas”, afirma o médico oftalmologista Celso Cunha.
O diabetes pode ocasionar mudanças na visão, que podem ser evidenciadas por sinais e sintomas, como visão embaçada e dor nos olhos, por conta das alterações nas altas concentrações de glicose que circula no sangue, comum na diabetes não tratada.
Com o aumento dos níveis de glicose no sangue, os vasos de retina se fecham até que o fluxo de oxigênio que vai para as células seja totalmente interrompido.
Inicialmente, a patologia tem início com a visão embaçada e conforme a piora, pode progredir até ao edema macular diabético, uma consequência do agravamento da retinopatia diabética e que precisa ser tratado imediatamente com o objetivo de evitar a perda total e irreversível da visão.
Vale lembrar que quando o diabetes está em um estágio avançado, pode ainda causar danos suficientes circulação do corpo, levando a paralisia dos músculos que movem os olhos.
Outro agravante que pessoas com diabetes tendem a contrair infecções oculares de forma mais fácil, uma vez que essa doença afeta o sistema imunológico do corpo.
Dessa forma, controlar o açúcar no sangue e investir em alimentação saudável são práticas que podem prevenir várias doenças em órgãos vitais do corpo humano, incluindo os olhos.
Este artigo foi resumido em 57%
Originalmente Publicado: 15 de Novembro de 2023 às 00:40
Fonte: agoranors.com