Esta deliciosa fruta entra na lista de alimentos que ajudariam a reduzir o risco de demência, pois melhoraria a função cognitiva e o humor graças ao seu alto teor de antioxidantes.
Boas notícias para os amantes de morango! Esta pequena e saborosa fruta que enche de cor os nossos pratos, principalmente nos meses de verão, agora apresenta um novo “Poder”.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Cincinnati publicada na revista Nutrients, o consumo diário dessa fruta ou de um suplemento em pó - que foi o utilizado no estudo - pode trazer grandes benefícios saúde cognitiva.
E por que essa população? Segundo a pesquisa, pacientes com excesso de gordura abdominal, como ocorre com a resistência insulina e a obesidade, tendem a aumentar a inflamação no corpo, inclusive no cérebro, e isso pode reduzir a capacidade executiva - como a capacidade de tomar decisões ou resolver problemas - de uma pessoa.
Para chegar às conclusões, a equipe de pesquisa dividiu o grupo entre aqueles que realmente consumiram o suplemento de morango e outro que receberia apenas placebo.
A esse respeito, o Dr. Krikorian explicou que “a redução da interferência na memória refere-se a menos confusão de termos semanticamente relacionados em um teste de aprendizagem de lista de palavras”.
Os autores desta pesquisa são cautelosos e enfatizam que necessária a realização de mais experimentos com doses diferentes, grupos maiores e períodos de intervenção mais longos.
Este artigo foi resumido em 65%
Originalmente Publicado: 18 de Novembro de 2023 às 19:07
Fonte: www.tempo.com