Este sábado voltou a bater o recorde de temperatura de 2023 no Rio de Janeiro.
Ao meio-dia, os termômetros já marcavam 41,9°C na Marambaia, e uma hora antes, 41,4°C. A Climatempo tinha previsto 42°C para o dia e a chegada de uma frente fria.
O recorde histórico no Rio de 43,2ºC, Santa Cruz, no dia 26 de dezembro de 2012.
As nuvens aumentam, e há previsão de chuva a qualquer momento do dia.
“Diferente das últimas frentes frias, esta não passará em alto-mar. Assim, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria vai conseguir enfraquecer a massa de ar quente que predomina no país nos últimos dias. Mas não espere temperaturas baixas, o calorão dá uma trégua e deve ficar em torno dos 30°C nos próximos dias”, afirmou a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo.
O que o ‘domo de calor’, fenômeno por trás dos recordes de temperatura no Brasil Após dias de calor recorde, Brasil tem alerta para tempestades; veja quando temperatura baixa nas capitais Ventos, raios e temporais: entenda como será a virada do tempo após fim da onda de calor As temperaturas entram em declínio, marcando o fim da onda de calor no Rio de Janeiro, com máxima de 30°C na capital.
“Além disso, o choque entre essas massas de ar vai favorecer a formação de nuvens carregadas, e por isso a chuva retorna com mais força durante o feriadão”, destacou a meteorologista.
Este artigo foi resumido em 33%
Originalmente Publicado: 18 de Novembro de 2023 às 12:33
Fonte: g1.globo.com