A Coreia do Norte prometeu lançar três novos satélites espiões, construir drones militares e aumentar seu arsenal nuclear em 2024, e o ditador Kim Jong-un disse que a política dos Estados Unidos está tornando a guerra inevitável, informou a mídia estatal neste domingo, 31.

“Devido às ações imprudentes dos inimigos para nos invadir, um fato consumado que uma guerra pode eclodir a qualquer momento na península coreana”, disse ele, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Kim ordenou que o Exército se preparasse para “Pacificar todo o território da Coreia do Sul”, inclusive com bombas nucleares, se necessário, em resposta a qualquer ataque.

Na quinta, 28, Kim pediu agilidade ao seu partido, exigindo que os preparativos da guerra fossem acelerados em diferentes setores como o de armas nucleares e defesa civil, segundo a KCNA. Especialistas preveem que a Coreia do Norte manterá uma campanha de pressão militar para obter vantagem nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, que poderiam ver o retorno do ex-presidente Donald Trump, que negociou tanto ameaças quanto diplomacia histórica com Kim.

O Ministério da Unificação de Seul disse em um comunicado que “Novas provocações são sempre possíveis para destacar a presença da Coreia do Norte antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos”.

Kim disse que o retorno de tais armas transformou a Coreia do Sul em uma “Base militar avançada e arsenal nuclear” dos EUA. “Se observarmos de perto as ações militares de confronto das forças inimigas, a palavra ‘guerra’ se tornou uma realidade palpável e não um conceito abstrato”, declarou o ditador.

Kim disse que não tem escolha a não ser avançar com suas ambições nucleares e estabelecer relações mais profundas com outros países que se opõem aos americanos.

“Se a Coreia do Norte repetir atos hostis, responderemos com força usando todos os meios e métodos. Se o regime de Kim Jong-un julgar mal a situação e tomar uma decisão errada, a República da Coreia definitivamente a corrigirá com base em seu poder avassalador”, disse o governista Partido do Poder Popular em nota.

Este artigo foi resumido em 49%

Originalmente Publicado: 31 de Dezembro de 2023 às 14:08

Fonte: www.estadao.com.br