o último dia do calendário gregoriano, o convencional de 365 dias que rege o Ocidente desde que o calendário juliano deixou de ser usado, em 1582.

A virada celebra o fim de um ciclo que marca o tempo de várias culturas há milênios: uma volta completa da Terra em torno de sua estrela.

“Partir do pressuposto de que o ano termina meia-noite do dia 31 de dezembro e começa no dia 1º de janeiro uma construção social, uma definição que foi feita em um momento da história”, afirma.

“Do ponto de vista astronômico, nada de especial acontece no dia 31 de dezembro para dizer que aqui que termina o ano, tampouco nada de especial acontece no dia 1º de janeiro para dizer que quando começa”, explica.

Ano anomalístico: “A Terra, assim como os outros planetas, se move em elipse. Essa elipse faz com que, em algumas ocasiões, o Sol esteja mais perto e mais distante da Terra. Mas há um ponto em que ambos estão o mais perto possível, chamado periélio. E o ano anomalístico o tempo decorrido entre duas passagens consecutivas da Terra por seu periélio. Dura 365,2596 dias.”

A influência gravitacional dos planetas e o movimento da Terra fazem com que a duração do ano nem sempre seja a mesma - Foto: GETTY IMAGES. De acordo com o especialista, embora os astrônomos tenham tentado calcular com precisão ao longo dos séculos o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol, há um problema básico que os impede de obter um número definitivo.

O físico teórico lembra que algo semelhante ocorre com o chamado ano trópico, que mede o intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol pelo Ponto Áries ou o equinócio de primavera.

Este artigo foi resumido em 71%

Originalmente Publicado: 31 de Dezembro de 2023 às 12:05

Fonte: g1.globo.com