O estado de São Paulo registrou cinco casos de infecção por bactéria que provocou surto de pneumonia na China.

Segundo o registro, cinco crianças que frequentam a mesma escola em Santo André, na Grande São Paulo, tiveram testes positivos de infecção pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, e o surto foi notificado pelo pai de uma delas.

A circulação da bactéria Mycoplasma pneumoniae não recente, mas o aumento de casos recente fez a OMS emitir alerta em 22 de novembro sobre a proliferação da bactéria entre crianças no norte da China.

O pai de uma criança com suspeita de infecção pela bactéria tratada em um hospital particular na capital paulista relatou Folha que presenciou médicos comentando sobre aumento de casos com o mesmo quadro.

“O Hemisfério Norte está em temporada de inverno agora. Então, não creio que esse seja um problema de saúde pública de primeira grandeza até o momento, pelo menos. Ainda cedo para afirmar se chegaria aqui e viria de uma forma mais grave, mas preciso ter atenção”, disse Evaldo Stanislau de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Folha no último dia 8.

Dois fatos são atribuídos ao aumento de casos da pneumonia pediátrica: o inverno no Hemisfério Norte provoca alta nas infecções respiratórias.

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, o período de incubação de uma a três semanas e o início dos sintomas costuma ser gradual, como mal-estar, dor de garganta e cefaleia.

Este artigo foi resumido em 63%

Originalmente Publicado: 31 de Dezembro de 2023 às 13:46

Fonte: www1.folha.uol.com.br