O que a ressaca e por que ela provoca um mal-estar no dia seguinte?
Raymundo Paraná, médico hepatologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, explica que o primeiro passo de metabolização do álcool passa pelo estômago, por uma enzima chamada álcool desidrogenase.
“Cada pessoa tem uma quantidade diferente e como se essa enzima fosse a primeira passagem que modula a quantidade de álcool que vai chegar ao fígado. No fígado, o álcool se transforma em acetaldeído - um composto que causa desidratação celular, pode agredir as células e dá a sensação de mal-estar”, diz o hepatologista.
O que vai importar a quantidade de álcool que você consumiu e a sua suscetibilidade.
As mulheres têm menos quantidade de álcool desidrogenase - enzima que modula a quantidade de álcool que vai chegar ao fígado.
Em geral, os sintomas da ressaca só aparecem depois que todo o álcool ingerido já foi absorvido e metabolizado.
Existe bebida boa e bebida ruim? Existem bebidas que são mais impuras, que trazem não só o álcool, mas outras substâncias que podem gerar mais intolerância e sintomas.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/r/Y/mPdU1vTzaLyNMmhmAAxA/sad-young-woman-sitting-on-bed-suffering-from-bad-hangover-after-night-party-at-club-having-sleepy-tired-look-keeping-eyes-closed-holding-bottle-of-wine-and-pillow-trying-to-cover-ears-from-noise.jpg)
Este artigo foi resumido em 69%
Originalmente Publicado: 1 de Janeiro de 2024 às 01:00
Fonte: g1.globo.com