O governo federal vai taxar a importação de carros elétricos a partir de 2024.
Segundo o político, o objetivo da medida incentivar a produção nacional de veículossustentáveis e obter recursos para dois novos programas automotivos que o Executivo está lançando, o Mobilidade Verde e Inovação e o programa de depreciação acelerada de veículos.
O governo já avia anunciado em novembro que a partir do dia 1° de janeiro carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in produzidos fora do Brasil voltam a pagar imposto de importação.
O governo vai manter a isenção do tributo por uma quantidade de carros elétricos definida a cada ano.
“Queremos que se fabrique aqui e não que o país seja importador de produto. Então, instale a fábrica aqui. Vai aumentar um pouco a cada ano até 2027, com previsibilidade. Por outro lado, teremos cotas. Enquanto você estiver investindo você não paga taxa de importação. Você poderá importar com imposto zero”, disse o político paulista.
O objetivo do programa Mover a descarbonização da frota automotiva do Brasil através de incentivos fiscais, cobrança menor de impostos para as empresas que poluírem menos e estimulando a criação de novas tecnologias para melhorar a logística e mobilidade.
O governo quer atrair investimentos no setor de energia e eficiência energética concedendo um crédito financeiro equivalente ao imposto de importação incidente, e concedendo abatimentos do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.
Este artigo foi resumido em 47%
Originalmente Publicado: 31 de Dezembro de 2023 às 21:06
Fonte: revistaoeste.com