A Petrobras colocou em produção hoje o navio-plataforma Sepetiba, no campo de Mero, bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

O FPSO Sepetiba faz parte de um sistema de produção que inclui a perfuração e a preparação do poço para a produção de oito poços produtores e oito poços injetores de água e gás que estão sendo interligados unidade.

A unidade possui tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência na produção e, além disso, viabilizar a atividade de CCUS, onde o gás rico em CO2 reinjetado no reservatório e reduz as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

“Para a Petrobras, alta produtividade e descarbonização andam juntas pois, ao realizar as nossas atividades, temos como parâmetro a sustentabilidade nos negócios, bem como no meio ambiente”, explicou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Petrobras afretou o FPSO Sepetiba da SBM, que também o construiu, para ser a terceira unidade produtora do campo de Mero, de um total de cinco, já que duas ainda serão instaladas.

No prazo de um ano, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a Petrobras colocou em produção cinco FPSOs.

“Vencemos o desafio de colocar cinco unidades em operação, somente neste ano. Isso demonstra a capacidade técnica da Petrobras, nossa intenção de investir no crescimento da produção e, consequentemente, no desenvolvimento do Brasil”, declarou o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José Travassos.

Este artigo foi resumido em 29%

Originalmente Publicado: 31 de Dezembro de 2023 às 18:42

Fonte: agencia.petrobras.com.br