O brasileiro Emerson Barros, morador de Kyoto, no Japão, relatou o momento em que conseguiu sentir o terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira.

“As portas, cadeiras, mesa e TV, tudo começou a mexer. O cachorro ficou assustado, mas não passou nada mais que isso”, explicou o brasileiro.

“Era um som bem alto. Parou a programação que estava tendo na TV, mostrando a cidade que estava tendo o terremoto. Depois, começou a chacoalhar tudo. Mas aqui em Kyoto não teve nenhuma consequência grave”, completou.

O brasileiro afirmou que o problema maior está na região de Ishikawa, localizada a cerca de 200 km de Kyoto, e tranquilizou a família.

“A TV só mostra coisa como ‘fuja’ e ‘vá pra tal lugar’. Mas bom tranquilizar a família que tá tudo bem. Pra gente que não está acostumado com isso no Brasil, coisa nova. totalmente normal por aqui, não nessa magnitude que acontece tsunami, mas está tudo bem por aqui”, finalizou.

No início da noite no horário local, autoridades locais diminuíram o risco para ondas de 3 metros na mesma região, mas afirmaram que ainda havia registro de tsunamis.

Esta a primeira vez que um grande aviso de tsunami emitido desde a tragédia na usina de Fukushima, que ficou inundada em 11 de março de 2011 após um terremoto e tsunami atingirem a região, na costa leste do Japão.

Este artigo foi resumido em 61%

Originalmente Publicado: 1 de Janeiro de 2024 às 20:22

Fonte: g1.globo.com