Ao menos 31 migrantes que viajavam de ônibus no norte do México em direção a uma cidade na fronteira com os Estados Unidos foram sequestrados no sábado por homens armados, informaram autoridades locais nesta terça-feira.
“Recebemos o relato do motorista de um ônibus do Grupo Senda, que nos indicou que foi interceptado por cinco veículos” conduzidos por homens armados, e “31 dos 36” passageiros foram levados, disse Milenio TV Jorge Cuéllar, porta-voz de segurança do estado fronteiriço de Tamaulipas.
O ônibus partiu de Monterrey, no estado vizinho de Nuevo León, e tinha como destino final a cidade fronteiriça de Matamoros, Tamaulipas, de onde os migrantes tentam entrar nos Estados Unidos.
Segundo a patrulha de fronteiras americana, entre outubro de 2022 e setembro de 2023 foram registradas 2,4 milhões de entradas de migrantes pela fronteira sul dos Estados Unidos.
Com mais de 3.000 km de fronteira com os Estados Unidos, o México um país de trânsito e de retenção para migrantes estrangeiros irregulares que se chocam com as políticas migratórias restritivas americanas.
Cerca de 40 migrantes, em sua maioria venezuelanos, morreram em um incêndio em um centro de detenção do Instituto Nacional de Migração em Ciudad Juárez em março do ano passado.
Os migrantes que atravessam o México também são vítimas de acidentes rodoviários, o que ocorreu em dezembro de 2021 em Chiapas, quando 55 deles morreram depois que o veículo superlotado onde viajavam irregularmente capotou.
Este artigo foi resumido em 60%
Originalmente Publicado: 3 de Janeiro de 2024 às 00:34
Fonte: g1.globo.com