Começa a valer nesta quarta-feira, 3, a determinação do Conselho Monetário Nacional para limitar os juros do empréstimo rotativo do cartão de crédito em 100% ao ano.

O empréstimo do rotativo do cartão de crédito ocorre quando o consumidor não paga a fatura ou faz o pagamento parcial.

Com a medida do CMN, os juros não podem passar de 100% ao ano, o que significa que depois de um ano de atraso, o valor originalmente devido poderá ser, no máximo, o dobro.

A Federação Brasileira de Bancos afirmou que a regulamentação do CMN pode causar um impacto direto na disponibilidade de crédito uma vez que as causas dos elevados juros do rotativo não foram estruturalmente solucionadas.

Entenda o que muda com o limite dos juros do rotativo em 100%. Com juros menores obrigatórios, o impacto maior deve ser maior para as varejistas que oferecem cartões de crédito, como Carrefour, Magazine Luiza e Mercado Livre, por exemplo.

“Naturalmente essas empresas terão maiores restrições nas suas ferramentas de crédito, especialmente no crédito rotativo que cobra taxas de juros mensais superiores a 15%”, avaliou o banco Citi.

O Morgan Stanley afirmou que o teto imposto pelo CMN traz um alívio no curto prazo, mas não uma “Solução sustentável e razoável” para as altas taxas do rotativo.

Este artigo foi resumido em 44%

Originalmente Publicado: 3 de Janeiro de 2024 às 07:40

Fonte: revistaoeste.com