Os preços do petróleo registraram forte alta nesta quarta-feira, impulsionados por ameaças de ataques de rebeldes houthis a navios no mar Vermelho, após uma ofensiva no fim de semana contra uma embarcação da Maersk, que interrompeu o transporte no local.

Além disso, explosões em Kerman, no sul do Irã, deixaram mais de cem mortos no local nesta quarta e aumentaram a tensão na região, o que também pressiona os preços da matéria-prima.

Houve, ainda, uma paralisação de produção no campo petrolífero de Sharara, na Líbia, após protestos locais, o que aumentou receios sobre o fornecimento global de petróleo e impulsionou os preços.

“A paralisação de Sharara certamente contribui para a alta dos preços, especialmente do Brent”, disse Viktor Katona, da empresa de análise de energia Kpler, que avaliou a interrupção como provavelmente de curta duração.

Nesta quarta, um ataque terrorista no Irã matou pelo menos 103 pessoas, elevando ainda mais a tensão no Oriente Médio e o risco de um alastramento regional da guerra entre Israel e seus adversários, ora focada no embate entre Tel Aviv e o grupo palestino Hamas.

Segundo a agência Tasnim, ligada Guarda Revolucionária do Irã, duas bombas escondidas em pastas foram detonadas por controle remoto, uma a cerca de 700 metros do túmulo de Suleimani e outra, a quase 1 km, no cemitério de Kerman.

No mar Vermelho, helicópteros dos Estados Unidos repeliram no fim de semana um ataque de houthis do Iêmen a um navio porta-contêineres da empresa Maersk, afundando três embarcações e matando dez rebeldes, de acordo com autoridades americanas, a Maersk e houthis.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 3 de Janeiro de 2024 às 16:27

Fonte: www1.folha.uol.com.br