A Microsoft adicionará uma tecla de atalho para chamar um assistente de inteligência artificial no Windows, na primeira alteração de teclado dos seus computadores em 30 anos.

A Microsoft desenvolveu assistentes virtuais, que chama de copilots, para Word, Excel, Outlook, para a plataforma de programação GitHub e para o próprio Windows.

O novo botão será sinalizado pelo símbolo do copilot do Windows e ficará direita da tecla “Alt Gr”. Em material de divulgação, a Microsoft diz que será possível usá-la para criar imagens, escrever emails, organizar planos e pedir resumos sobre determinado assunto.

Principal concorrente na área, o Google anunciou ter desenvolvido um modelo de IA mais potente do que os disponíveis ao público, mas ainda não o lançou ou apresentou data para tal.

Nas projeções para 2024, a equipe do jornal especializado Financial Times citou a chance de a Microsoft ultrapassar a Apple como empresa mais valiosa do mundo, pelo impulso que ganhou com o mercado de inteligência artificial.

A desenvolvedora do Windows trabalha para convencer fabricantes de computadores a aderirem ao novo teclado.

A plataforma Azure da Microsoft, equipada com supercomputadores, serve de base para empresas e startups treinarem seus grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT. A OpenAI, por exemplo, reverteu grande parte dos US$ 10 bilhões que recebeu de investimento em serviços de processamento computacional da Microsoft.

Este artigo foi resumido em 62%

Originalmente Publicado: 4 de Janeiro de 2024 às 14:22

Fonte: www1.folha.uol.com.br