O Grupo Folclórico Coquis preserva a tradição da folia de reis há cerca de um século em Rubim, no Vale do Jequitinhonha.
Conforme um morador, quando a apresentação já estava terminando, um pastor do templo foi até o local onde estavam os integrantes do grupo folclórico e, muito exaltado, reclamou que eles estavam “Provocando barulho” e “Atrapalhando” o culto na igreja.
Com a chegada da Polícia Militar ao local, o imbróglio foi encerrado e o grupo Coquis seguiu o seu cortejo.
A pesquisadora salienta que o grupo Coquis tem cerca de 100 anos de existência e tem a sua formação focada essencialmente na cultura negra no Vale do Jequitinhonha.
Alba Valéria explica que o grupo dos Coquis de Rubim tem cerca de 35 integrantes, entre homens e mulheres, todos negros, que desfilam com suas indumentárias características.
Além dos dançantes e das pessoas que tocam os instrumentos, informa Alba Valéria, o grupo dos Coquis conta com representações de figuras e personagens, entre os quais se destacam: o “Boi”, o “Bate na Cara” e “Lobinha de Ouro”.
A Associação Folclórica Coquis se apresenta em Rubim no período de 31 de dezembro a 6 de janeiro, época das manifestações da Folia de Reis em diferentes partes do Brasil.
Este artigo foi resumido em 47%
Originalmente Publicado: 5 de Janeiro de 2024 às 12:30
Fonte: www.em.com.br