Mas o que a válvula mitral? Qual a função no organismo? Segundo o Manual MSD da Saúde, a válvula fica na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
De acordo com a publicação, “Se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue para a aorta”.
O fato ´e que o prolapso, pode ocorrer o refluxo de sangue de volta ao átrio.
Para entender como feita a cirurgia da válvula cardíaca, quando indicada e quais os riscos, o Folha Vitória conversou com dois médicos da área de cardiologia.
“Porém, sendo um paciente com doença cardíaca, ele tem esse risco adicional, pois seu coração já não está gozando de suas plenas funções. E para além disso, muitas vezes necessário, paralisar o coração, levando o sangue para uma máquina de bombeamento externo, para possibilitar o manuseio do coração, havendo risco de o paciente não tolerar o procedimento ou não retornar ao batimento espontâneo do coração”, explica a especialista da Rede Meridional.
O que a cirurgia? “A cirurgia de troca valvar um procedimento realizado com o objetivo de substituir uma válvula mal funcionante. No coração, nós temos quatro válvulas: Mitral, aórtica, pulmonar e tricúspide”, esclarece Ciro Viana, médico do Vitória Apart Hospital, com pós-graduação em Cardiologia.
De maneira geral, o procedimento para a troca leva em média de 3h a 5h. Morte após complicações Natural do Mato Grosso, João Sérgio Batista Corrêa Filho, de 41 anos, morreu na ´´ultima quarta-feira, após passar por uma cirurgia para troca da válvula mitral.
Este artigo foi resumido em 63%
Originalmente Publicado: 5 de Janeiro de 2024 às 11:49
Fonte: www.folhavitoria.com.br