“Somente a partir do laudo técnico de engenharia que vai dizer se ele pode ser reconstruído porque existe o risco iminente de colapso desse ponto a estrutura”, diz.

“E aí pode ocorrer que nós chamamos de efeito cascata que na parte que não está comprometida, acaba sendo afetado pela parte que está comprometida. No caso de de colapso estrutural da queda desse desse desse material”, descreve o comandante.

Prédio que pegou fogo após explosão em condomínio em Porto Alegre - Foto: Reprodução/RBS TV. Suspeita de vazamento de gás.

A suspeita de que a origem da explosão em um prédio na Região Norte de Porto Alegre tenha sido o vazamento de gás GLP em um fogão que estava dentro de um apartamento no terceiro andar da torre 10.

Sobre o vazamento ter sido em um fogão, a suspeita se justifica porque cada um dos apartamentos tinha apenas uma saída de gás, que fica na cozinha.

“A gente trabalha aqui com a hipótese desse vazamento de fato ter ocorrido num fogão, essa a intenção inicial que se tem por conta da falta de gás que houve no dia anterior. Então, pode ter acontecido de alguém ter aberto o registro e não ter fechado o registro e saído de casa e aquele gás ficou, ele continuou dando então esse esse vazamento”, explica Mattei.

LEIA TAMBÉM. Destroços, estilhaços e paredes queimadas: como ficou por dentro o prédio Antes, durante e depois: veja como era e como ficou prédio ‘Peguei pelo ombro e fui guiando para não se machucar mais’, diz menino de 13 anos que ajudou bombeiro após explosão O Instituto-Geral de Perícias está responsável pela análise que vai apontar o que de fato aconteceu - e como.

Este artigo foi resumido em 61%

Originalmente Publicado: 4 de Janeiro de 2024 às 20:37

Fonte: g1.globo.com