Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas divulgou, neste sábado, um alerta sobre as febres do Mayaro e Oropouche, após casos serem confirmados no Amazonas.
Segundo a FVS, a febre do Mayaro e a febre Oropouche são causadas por vírus com o mesmo nome que identificam as doenças.
No entanto, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas detectou, no período de dezembro de 2023 até quinta-feira, 199 casos de febre oropouche.
Febres do Mayaro e Oropouche - Na febre do Mayaro, a transmissão ocorre a partir da picada de mosquitos que se infectam ao se alimentar do sangue de primatas ou humanos infectados com o vírus Mayaro.
Os casos suspeitos incluem sintomas de febre, dor em articulações, inchaço em articulações, acompanhado de dor de cabeça, dor muscular, irritação na pele espalhada pelo corpo, com exposição da pessoa, nos últimos 15 dias, em área silvestre, rural ou de mata.
Prevenção - As medidas de prevenção contra as febres do Mayaro e Oropouche envolve evitar a picada de mosquitos infectados.
Especificamente sobre a febre Oropouche, a eliminação dos criadouros envolve eliminar os acúmulos de lixo, promovendo limpezas de terrenos, lajes, caixas d’água e cisternas; realizar a vistoria para eliminar qualquer tipo de água parada que propiciem que os mosquitos depositem ovos.
Este artigo foi resumido em 59%
Originalmente Publicado: 6 de Janeiro de 2024 às 16:10
Fonte: www.portaldoholanda.com.br