“Eles acentuaram o azul apenas para revelar as características que podemos ver na atmosfera de Netuno, e por isso que a imagem parece muito azul, mas na realidade, Netuno bastante semelhante a Urano.”

Os astrônomos sabem há muito tempo que a maioria das imagens modernas dos dois planetas não refletem com precisão as suas cores verdadeiras, de acordo com o professor Patrick Irwin, da Universidade de Oxford, que liderou a pesquisa.

Crédito, JULIAN BAUM/SCIENCE PHOTO LIBRARY. “Mesmo que a cor artificialmente saturada fosse conhecida na época entre os cientistas - e as imagens tenham sido divulgadas com legendas explicando isso - essa distinção foi perdida com o tempo.”

O professor Irwin e a sua equipe processaram os dados originais para produzir o que se afirma ser “a representação mais precisa até agora” da cor de Netuno e Urano.

Em ambos os instrumentos, cada pixel um espectro contínuo de cores que permite aos pesquisadores produzir as cores verdadeiras de ambos os planetas.

A análise revelou que Urano e Netuno têm um tom semelhante de azul esverdeado, embora os pesquisadores tenham encontrado uma leve diferença.

O estudo também mostrou que Urano parece um pouco mais verde durante o verão e o inverno, quando um de seus pólos está apontado para o Sol.

Este artigo foi resumido em 63%

Originalmente Publicado: 5 de Janeiro de 2024 às 18:28

Fonte: www.bbc.com