Só para vocês terem ideia, o risco de ter câncer de fígado 85% maior em pessoas que costumam consumir uma ou mais latas dessas bebidas por dia, em comparação com as que consomem com menos frequência, digamos, três latas ou menos por mês.

Segundo o estudo, as pessoas que consomem diariamente uma ou mais latas de refrigerante diet ou de sucos adoçados artificialmente têm risco 17% maior de desenvolver câncer de fígado em comparação com quem consome até três latas por mês.

No entanto, não houve diferença significativa na taxa de mortalidade por doença hepática em relação ao consumo diário dessas variantes de bebidas.

A base de análise uma amostra composta por 161.808 mulheres, entre 50 a 79 anos, sendo 98.786 incluídas na avaliação do consumo de bebidas com açúcar e 64.787 na de bebidas com adoçantes artificiais.

Durante esse período, a taxa de incidência de câncer de fígado nas pessoas que consumiam uma ou mais latas de bebidas adoçadas por dia foi de 18 casos por 100 mil pessoas por ano.

O câncer de fígado um dos cânceres mais letais, com menos de 40% dos pacientes sobrevivendo por mais de cinco anos.

Porém, eles puderam concluir que o risco de câncer de fígado elevado ao menos no grupo de mulheres pós-menopausa, que consomem uma ou mais porções de bebidas adoçadas por dia.

Este artigo foi resumido em 52%

Originalmente Publicado: 6 de Janeiro de 2024 às 12:39

Fonte: terrabrasilnoticias.com