Eles estão entre as centenas de pessoas que foram condenadas pela Justiça dos Estados Unidos por participarem do ataque ao Capitólio do país em 6 de janeiro de 2021.

E o trabalho desta, que já a maior investigação criminal da história norte-americana, está longe do fim, pois a busca por suspeitos continua.

Os casos estão sendo julgados no mesmo tribunal onde Donald Trump deve ser julgado em março no processo em que acusado de conspirar para reverter sua derrota nas eleições de 2020 e de incitar o ataque ao Capitólio.

O FBI ofereceu uma recompensa de até U$30 mil por informações que levem prisão do fugitivo.

Na ocasião, o promotor Jack Smith, que lidera o processo, fez um curto discurso: “O ataque de 6 de janeiro de 2021 foi um ataque sem precedentes democracia, foi motivado por mentiras do réu porque ele não queria a contagem e a certificação do resultado das eleições”, afirmou Smith.

O caso deve ser julgado entre março e abril deste ano e pode impactar centenas de réus acusados pelos mesmos crimes que o ex-presidente.

Embora ainda não esteja claro se há uma conexão entre os episódios, um dos maiores mistérios ainda não resolvidos em torno do motim a identidade da pessoa que colocou duas bombas tubo fora dos escritórios dos comitês nacionais republicano e democrata no dia anterior ao ataque ao Capitólio.

Este artigo foi resumido em 76%

Originalmente Publicado: 6 de Janeiro de 2024 às 01:00

Fonte: g1.globo.com