Para combater o aumento dos casos de dengue desde o fim de ano passado, a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, anunciou ao Correio que irá divulgar, na próxima segunda-feira, um Plano de Enfrentamento da dengue e outras arboviroses, para valer de 2024 a 2027.

Será realizada uma reunião no Palácio do Buriti com todos os administradores regionais do DF, secretários de Governo, de Educação, e representantes do Serviço de Limpeza Urbana, Defesa Civil do DF e Corpo de Bombeiros Militar do DF para tratar das ações de combate, com uso de fumacê, visitas na casa das pessoas e campanhas educativas.

Aumento da incidência de casos em dezembro O plano veio tona em um momento preocupante para o DF. A Subsecretaria de Vigilância Saúde registrou aumento da incidência de dengue de 6 a 23 de dezembro em todas as regiões administrativas.

Nos mesmos documentos de 2023 - com registros de 1º de janeiro a 30 de dezembro -, houve 9 mortes, o que significa uma diminuição de 18%. Os casos notificados também diminuíram.

“Temos os acumuladores e carroceiros que despejam lixo de forma inadequada, por exemplo. Precisamos acabar com essa história de descartar lixo em qualquer lugar. Isso prejudica o trabalho da vigilância ambiental, que precisa entrar na casa das pessoas e intensificar a questão dos cuidados na volta às aulas, em fevereiro”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A chefe da pasta adianta que, a cada três dias, equipes de fumacê vão passar com 38 carros de Ultra Baixo Volume em algumas regiões em situação de vulnerabilidade.

Os veículos vão passar soltando a fumaça das 4h às 6h e das 17h às 19h. Lucilene acrescenta que determinou o uso de 40% da força de trabalho das 178 unidades de saúde para atuar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Este artigo foi resumido em 41%

Originalmente Publicado: 6 de Janeiro de 2024 às 21:29

Fonte: www.correiobraziliense.com.br