De volta aos holofotes por causa do recorde obtido pelo adolescente norte-americano Willis Gibson, de 13 anos, o Tetris tem um cenário competitivo estruturado e um campeonato mundial existente desde 2010 - mais longevo até do que o Worlds de League of Legends, iniciado em 2011.
Com a mesma configuração, portanto, que Willis conseguiu chegar ao estágio de travamento que o fez ser o primeiro ser humano a “Zerar” o Tetris em 40 anos.
O evento contou com disputas em 29 municípios dos Estados Unidos, nos jogos Super Mario Bros., Rad Racer e Tetris, no console NES. Foram três categorias, de acordo com a faixa etária: abaixo de 11 anos, de 12 a 17 anos e 18 anos ou mais.
Jonas Neubauer segurando o troféu do Classic Tetris World Championship de 2017, o sétimo e último conquistado pelo norte-americano antes de morrer aos 39 anos, em 2021 - Foto: Divulgação/Classic Tetris World Championship.
O recorde, chamado de “Max-Out”, inspirou a realização de um documentário sobre o competitivo de Tetris e motivou a reunião dos mais importantes jogadores da época em uma disputa presencial que decidiria o melhor de todos eles.
O circuito do Classic Tetris World Championship conta com outros campeonatos, assim como o cenário competitivo tem disputas em outros países.
Apesar do cenário movimentado e longevo, pode-se dizer que o competitivo de Tetris underground, com estruturas e premiações bem mais modestas do que outras modalidades de esports.
Este artigo foi resumido em 74%
Originalmente Publicado: 7 de Janeiro de 2024 às 11:00
Fonte: ge.globo.com